Texto: Avestruz – Mario Prata
Situação de aprendizagem em 6 aulas – 6º Ano – Ensino
Fundamental
1ª Aula - Ativação de conhecimento de mundo:
-Questionamento sobre o título;
-Leitura compartilhada;
-Conversação sobre o zoológico – oralidade – O que é uma
avestruz?
- Produção livre de desenho de uma avestruz; exposição dos
desenhos elaborados em um varal;
- Comparação dos desenhos com uma foto de um avestruz;
- Socialização das informações previa dada pelos alunos;
- Solicitação de
pesquisa para a próxima aula sobre: alimentação, origem e reprodução do
avestruz.
2ª Aula – Localização de informações; comparação de
informações; generalizações:
- Socialização das informações; nova leitura do texto;
contextualização: pesquisa, texto original e desenho feito pelos alunos –
oralidade.
3ª Aula – Produção de inferências locais; produção de
inferências globais:
- Levantamento dos recursos narrativos de uma crônica;
- Identificação dos gêneros;
- Comparação da linguagem da crônica com o texto científico
resultante da pesquisa elaborada pelos alunos;
4ª Aula – Recuperação do contexto de produção; definição de
finalidades e metas da atividade da leitura:
- Aproveitando o conhecimento adquirido sobre o Avestruz, o
gênero crônica e os desenhos realizados, os alunos elaborarão uma produção
escrita compartilhada, onde as personagens serão representadas por eles mesmos,
visando uma criatividade maior, sendo no máximo uma equipe com quatro alunos.
5ª Aula – Percepção das relações de intertextualidade;
percepção das relações de interdiscursividade:
Leitura do texto: Amigos de ouro - A arca do tesouro –
Flávia Savary
6ª Aula – Percepção de outras linguagens; elaboração de
apreciações estéticas e/ou afetivas; elaboração de apreciações relativas a
valores éticos e/ou políticos:
- Apresentações das produções, podendo ser apenas uma
leitura compartilhada pela equipe;
- Releitura das diversas linguagens trabalhadas ao longo da
situação de aprendizagem: e-mail, linguagem bíblica, linguagem técnica e
linguagem coloquial;
- Produção escrita finalizando – concluindo o conhecimento
adquirido por eles, enfatizando o uso da Internet e os valores éticos dentro do
texto.
Ivone Minink Vila
Nenhum comentário:
Postar um comentário