sábado, 22 de junho de 2013

Texto: Avestruz – Mario Prata
Situação de aprendizagem em 6 aulas – 6º Ano – Ensino Fundamental
1ª Aula - Ativação de conhecimento de mundo:
-Questionamento sobre o título;
-Leitura compartilhada;
-Conversação sobre o zoológico – oralidade – O que é uma avestruz?
- Produção livre de desenho de uma avestruz; exposição dos desenhos elaborados em um varal;
- Comparação dos desenhos com uma foto de um avestruz;
- Socialização das informações previa dada pelos alunos;
 - Solicitação de pesquisa para a próxima aula sobre: alimentação, origem e reprodução do avestruz.
2ª Aula – Localização de informações; comparação de informações; generalizações:
- Socialização das informações; nova leitura do texto; contextualização: pesquisa, texto original e desenho feito pelos alunos – oralidade.
3ª Aula – Produção de inferências locais; produção de inferências globais:
- Levantamento dos recursos narrativos de uma crônica;
- Identificação dos gêneros;
- Comparação da linguagem da crônica com o texto científico resultante da pesquisa elaborada pelos alunos;
4ª Aula – Recuperação do contexto de produção; definição de finalidades e metas da atividade da leitura:
- Aproveitando o conhecimento adquirido sobre o Avestruz, o gênero crônica e os desenhos realizados, os alunos elaborarão uma produção escrita compartilhada, onde as personagens serão representadas por eles mesmos, visando uma criatividade maior, sendo no máximo uma equipe com quatro alunos.
5ª Aula – Percepção das relações de intertextualidade; percepção das relações de interdiscursividade:
Leitura do texto: Amigos de ouro - A arca do tesouro – Flávia Savary


6ª Aula – Percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas; elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos:
- Apresentações das produções, podendo ser apenas uma leitura compartilhada pela equipe;
- Releitura das diversas linguagens trabalhadas ao longo da situação de aprendizagem: e-mail, linguagem bíblica, linguagem técnica e linguagem coloquial;
- Produção escrita finalizando – concluindo o conhecimento adquirido por eles, enfatizando o uso da Internet e os valores éticos dentro do texto.

 Ivone Minink Vila



Nenhum comentário:

Postar um comentário